Vamos falar sobre a corte? (VÍDEO + TEXTO)




Eu relutei para conseguir editar e postar esse vídeo, mas está aí pra vocês. Resolvi falar sobre esse livro que me ajudou a entender melhor um dos assuntos que ainda possui certas rusgas no meio cristão: A tal da corte. O foco deste vídeo é falar da corte sob a perspectiva do livro Garoto encontra garota, escrito pelo Joshua Harris. lembrando que, se você quiser saber mais sobre o livro, aqui no blog tem uma resenha, que você pode ler bem AQUI.




Agora, como prometido, aqui vai um breve texto meu, sobre as minhas considerações acerca da corte. Se você quiser ler, sinta-se à vontade! 

Eu conheço pessoas que fizeram corte e estão felizes; conheço cortes que terminaram, assim como conheço os mesmo casos ocorrendo em namoros "normais" (leia-se namoro convencional). A questão que fica bem clara aqui é: Acredito sim que a corte pode ser uma forma benéfica de relacionamento cristão, mas não a única. Confesso que depois de ler e pesquisar mais sobre o tema (tema esse antes visto por mim com muito preconceito), me tornei muito mais favorável ao modelo da corte, mas reconheço que não é o único. Como disse no vídeo, existem sim alguns princípios que a corte estritamente mantém e que seria muito bom (ah, e como seria!) se namoros cristãos convencionais se apropriassem deles (descrevi esses princípios no vídeo). Temos mais e mais relacionamentos regados à emoções, sentimentos a mais e racionalidade a menos. O resultado é namoro sem propósito, sem foco e creio que neste ponto, a corte tem muito a nos ensinar e acrescentar. 

Como pontos positivos, eu destaco coisas como: A importância dada na corte aos aconselhamentos (o que também inclui a bênção, suporte e diálogo dos pais), a importância de tempos de conversa, conversa essa sincera, humilde e honesta, de atividades juntos, antes de partirem para um sentimento e atitudes mais emocionais e a valorização do processo do relacionamento e não do seu (possível) destino final. 

Como nem tudo são flores, tenho minhas ressalvas à corte sim. Entendo a questão das emoções no namoro (que podem ser exageradas ou aumentadas), mas fico um pouco inquieta quanto à supressão total deles. Não acredito que reprimi-las ou retirá-las por um período seja interessante; sentimentos são bons e coisas como abraço, manifestações de carinho são bons.

Então, quero que você saiba que a corte é sim uma opção válida, que pode ser bênção para você, caso pense em entrar nela. No entanto, sendo corte ou outro nome que seja adotado, que você volte seu relacionamento para glorificar a Deus, acima de tudo. 
___________________________________________________

Não esqueça de deixar sua opinião por aqui ou também lá no vídeo! Deus te abençoe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Cristã, graduada em Letras, apaixonada por livros, viagens e muita música! Uma nota musical tentando fazer a diferença na imensa partitura da vida.
https://www.youtube.com/channel/UClS0ZtlU37t-VvVciQH0GQQ

já curtiu?

Postagens populares

youtube