Sendo mais que um rostinho bonito: A importância da teologia para a vida cristã




"Solteirice é um momento em que uma mulher deve cultivar as virtudes que pertencem a uma verdadeira mulher de Deus, para que ela possa oferecer ao seu futuro marido e ao mundo algo mais que apenas que um rosto bonito." - Charo Washer 

Eu gosto muito dessa frase da Charo Washer (esposa do pastor Paul Washer), pois contém algumas verdades para pensarmos neste texto. Ela diz respeito àquilo que precisa ser cultivado na vida de solteira, coisas que serão úteis e gerarão frutos no futuro. Cultivar virtudes e não perder tempo buscando ser apenas um rosto bonito. Uma verdade para se pensar: Estou cultivando virtudes eternas em minha vida? Estou impactando os outros com isso ou sou mais um rostinho bonito, se preocupando com coisas externas? Creio que todo esse pensamento e frase esbarram em uma palavrinha muito importante, que mulheres e jovens têm negligenciado: Teologia.

Teologia é mesmo importante?

Das minhas boas memórias de casa, a maioria está relacionada a livros e a conversas intermináveis com meu pai acerca de teologia. Quando eu tinha alguma dúvida de algum assunto da Bíblia, sobre Deus, o que eu recebia eram várias Bíblias, alguns livros e um bom "vamos pesquisar, filha". Isso me motivava e me instigava a buscar o conhecimento pleno de Deus e a entender que conhecê-lo, estudar a sua Palavra vai muito além de uma atividade dominical (que apesar de ser muito importante, não é limitante).

Como filhas que somos, buscar teologia para a vida é fundamental. Há quem diga que "só Jesus basta" e teologia não é importante, só serve para confundir. Mas ora, estudar a Bíblia, buscar compreendê-la e aplicá-la à vida não é teologia? Se não for, é o que, então (2 Tm 3:16)? Infelizmente, pensamentos como esses circulam o tempo todo entre mulheres, que ao invés de se aprofundarem como mulheres da Palavra, se enchem de experiências e sentimentalismos.

Como alternativa, garotas cristãs preferem se iludir com palestras, livros e conferências puramente emocionais e de autoajuda, preferem se iludir esperando ser felizes só quando casarem, esperando a felicidade e o "principal" da vida só no momento do "sim", ou então, buscam possuir um exterior lindo, atraente e visível para todos, mas sem conteúdo algum. Tudo isso revela que mulheres estão cada dia mais ancoradas em ideias fracas, em má teologia, fazendo-as buscar esse tipo de entendimento para suas vidas. Infelizmente, busca-se tudo menos buscar hoje, se aprofundar hoje em conhecer, em ser aquilo que Deus quer que você seja, por meio de sua Palavra.

"Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria, dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz." Colossenses 1:9-12

O que nós garotas precisamos é de teologia, de boa teologia. Afinal, teologia não foi feita só para seminaristas ou pessoas "letradas"; teologia é para todos, homens, mulheres, jovens, crianças e estudá-la nos ajuda a entender e conhecer quem nós somos (João 17:3) , a entender nosso propósito, a quem pertencemos, como nos relacionamos com as pessoas, com a cultura, com a vida, com tudo a nosso redor para glorificar e refletir a imagem de Jesus. Boa teologia nos torna fortes e nos ajuda a viver a feminilidade para qual fomos criadas e a impactar outras garotas e mulheres para viverem como tal.

"Teologia fraca cria mulheres fracas. Essa é minha declaração para começar esta mensagem. Teologia fraca não dá a uma mulher um Deus grande o suficiente, forte o suficiente, sábio o suficiente, bom o suficiente para lidar com as realidades da vida de maneira a capacitá-la a magnificá-lo e a seu Filho o tempo todo. Ele não é grande o suficiente. Teologia fraca é infestada por centralidade na mulher, ou como chamamos normalmente, antropocentrismo." - John Piper, Verdadeira feminilidade (grifo meu)

Não desperdice o cérebro que Deus deu a você. Você é mais que um rostinho bonito; Deus te criou para muito mais que isso. Seja você casada ou solteira, aproveite o tempo que Ele te dá para se dedicar a conhecer mais a Deus e consequentemente a si mesma, através da Palavra. Estude, se prepare emocional, intelectual e espiritualmente; não negligencie isso, para o seu bem e para a glória daquele que te criou com um propósito.

Eu oro a Deus para que mais garotas, mais mulheres sejam despertadas por Ele para um estudo profundo de sua Palavra, definindo-as com essa boa teologia, para que impactem o mundo em que vivem e reflitam Cristo em todos os contextos, seja ele eclesiástico, em casa com a família, na escola, no trabalho, ou em qualquer outro lugar. Lembre-se: Teologia fraca faz mulheres fracas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Cristã, graduada em Letras, apaixonada por livros, viagens e muita música! Uma nota musical tentando fazer a diferença na imensa partitura da vida.
https://www.youtube.com/channel/UClS0ZtlU37t-VvVciQH0GQQ

já curtiu?

Postagens populares

youtube