Qual a diferença entre amor e paixão?




Link: Foto

Eu me lembro claramente da primeira vez que pensei que estava me apaixonando. Os sentimentos eram tão fortes. Olhando através do ginásio de basquete, meus olhos se fixaram em um cara alto e atlético. Ele era tão fofo. Meu coração acelerou e minhas mãos ficaram suadas. Ele olhou para mim e nossos olhos se encontraram. As borboletas no meu estômago ficaram selvagens. Certamente isso foi amor à primeira vista! Nós estávamos destinados a ficar juntos. Eu pude sentir isso. Ele era minha alma gêmea! Tudo o que eu precisava fazer agora era descobrir o nome dele.

Pensar no meu primeiro "momento cupido" me faz rir. Eu tinha doze anos de idade e fiquei apaixonada por um rostinho bonito. Não, eu não acabei me casando com ele. Na verdade, acho que nunca conversamos. Tão óbvio quanto é para mim agora que eu não estava apaixonada, não me senti assim naquela época. Eu realmente acreditava que tinha me apaixonado.

Hoje em dia, somos levados a acreditar que o amor verdadeiro é apenas isso: um sentimento forte.

Como resultado, pode ser difícil discernir a diferença entre a paixão e o amor verdadeiro.

E não ajuda que os filmes populares estejam constantemente retratando o amor como nada mais do que um forte sentimento e uma atração química. A palavra “amor” é muitas vezes jogada sem qualquer significado real por trás dela. O amor moderno é tão forte quanto os sentimentos são no momento. Uma vez que os sentimentos desapareçam, o amor parece desaparecer com isso.

Se quisermos construir relacionamentos e casamentos que realmente durem, precisamos construí-los em uma base sólida de amor bíblico. E para isso, precisamos saber a diferença entre o amor verdadeiro e a paixão.

O que é paixão?

O dicionário descreve a paixão assim: uma paixão ou admiração intensa, mas de curta duração, por alguém ou algo.

A paixão é complicada porque é alimentada por paixão e emoção. Parece tão certo! Os sentimentos são tão fortes no momento em que nos sentimos compelidos a agir. Tudo em nós está gritando para se mover.

Aqui está outra maneira interessante de descrever a paixão:

“O modo como muitos pesquisadores descrevem esse estado cerebral é uma 'idealização' do que você ama. Você se concentra nos pontos fortes (muitos dos quais podem ser imaginários) e não enxerga as fraquezas (muitas das quais são facilmente percebidas pelos observadores externos). Você "idealiza" essa pessoa para torná-la o tipo de pessoa que você quer que ela seja. Deve ficar claro que, se você está nesse estado, não está em posição de fazer uma escolha objetiva se confiar em seus sentimentos.”

Nós temos paixão. Estamos fisicamente atraídos. Mas também temos cegueira. Nossas emoções intensas parecem cortar nossas células cerebrais. Nós lutamos para ver a outra pessoa por quem ela realmente é. Pelo menos por enquanto. Mas com o passar do tempo, a paixão finalmente desaparece. As emoções lentamente diminuem.

As estatísticas revelam que o “estado de paixão” normalmente dura apenas entre doze e dezoito meses. Isso explica por que tantos casais apaixonadamente amorosos terminam depois de dois anos. A paixão se foi. Então ... se o amor é mais do que paixão, o que é isso?

O que é amor verdadeiro?

“Em vez de basear nosso amor em algo tão instável quanto nossos sentimentos e emoções, precisamos de um alicerce firme de verdadeiro amor bíblico.” — Love Defined 

Embora sentimentos estejam envolvidos no amor verdadeiro, eles não são a base. No capítulo cinco do do nosso livro, dizemos assim: “Para entender verdadeiramente o que é amor definido por Deus, precisamos olhar para o Autor do amor. A Bíblia diz: "Deus é amor" (1 João 4: 8). Já que Deus é literalmente a definição de amor, podemos aprender a amar olhando para Seu caráter e ações ”.

Quando examinamos o caráter de Deus em toda a Bíblia, vemos uma imagem do amor baseada em uma escolha. O amor é uma ação. Deus escolheu nos amar. Ele escolheu nos perseguir. Ele escolheu se sacrificar por nós (Romanos 5: 8). O amor definido por Deus é centrado em escolher amar, servir e sacrificar por outra pessoa. Claro, a paixão pode estar presente no início de qualquer relacionamento amoroso, mas, com o tempo, ela precisa mudar de um sentimento para uma escolha. Você não se apaixona ... você escolhe amar.

Construindo um relacionamento duradouro.

Muitos casamentos terminam em divórcio hoje porque os casais estão “perdendo o amor”. Se nós, como mulheres cristãs, queremos que nossas histórias de amor sejam diferentes, precisamos ter certeza de que estamos construindo nosso relacionamento na fundação certa para começarmos. O amor verdadeiro requer compromisso, sacrifício e abnegação. A paixão sempre se desvanece. O amor definido por Deus é o que manterá qualquer casamento forte e vibrante, mesmo quando as borboletas se forem.

Eu adoraria ler seus comentários abaixo!

Você tende a ver o amor mais como um sentimento ou mais de uma escolha?
De que maneira a paixão cegou você?

______________________________________________________

Este post foi escrito por Kristen Clark, do site Girldefined.com. Retirado e traduzido com permissão. Para ler na íntegra, clique AQUI.




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Cristã, graduada em Letras, apaixonada por livros, viagens e muita música! Uma nota musical tentando fazer a diferença na imensa partitura da vida.
https://www.youtube.com/channel/UClS0ZtlU37t-VvVciQH0GQQ

já curtiu?

Postagens populares

youtube