10 equívocos comuns sobre feminilidade bíblica




Foto: AQUI
Texto de Bethany Baird

Eu tinha 22 anos e estava totalmente despreparada para os ataques de Lacy às minhas crenças. Aparentemente ela ouviu falar sobre minhas crenças e convicções na feminilidade bíblica e não estava impressionada. Na verdade, ofendida/aborrecida seria a forma correta de descrever seus sentimentos sobre mim naquele momento.

Durante o bate e volta dos assuntos no debate, eu estava extremamente desconfortável 

Eu não estava exatamente certa de como reagir aos argumentos de Lacy e eu estava um pouco insegura em relação às escrituras e à feminilidade bíblica. Eu sentia como se Lacy estivesse degradando e atacando a feminilidade bíblica, enquanto eu havia perdido as palavras para defender o que eu acreditava. 

Olhando para trás naquela conversa, agora percebo o quanto Lacy estava quase comprando para si estes 10  equívocos sobre feminilidade bíblica. Infelizmente, eu estava completamente despreparada para comprovar minhas crenças e Lacy não  se tornou melhor de quando ela começou. 

Felizmente, aquela conversa me inspirou a cavar mais fundo e a aprender a como comprovar  que o que eu creio sobre feminilidade bíblica é verdade. 

Minha oração é que esses 10 equívocos abram seus olhos para a verdade e equipem você a compartilhar melhor as verdades com jovens e mulheres ao seu redor.

10 equívocos comuns sobre feminilidade bíblica. 

1. Feminilidade Bíblica NÃO É sobre ser um capacho 

Um dos maiores equívocos sobre feminilidade bíblica está neste tópico. Apesar de ser uma falácia super popular, ela simplesmente não possui suporte nas escrituras. Em nenhum lugar na Bíblia você vai encontrar Deus encorajando uma mentalidade de "capacho" entre homens e mulheres. Pense em Ester, Raabe, Rute, Maria (mãe de Jesus), Abigail e muito mais.

Essas mulheres são mostradas a nós como exemplos de mulheres bíblicas, belas e de Deus e elas não são nada de capachos. Elas são inteligentes, esforçadas, talentosas e corajosas, com o foco de honrar a Deus com suas vidas.

Em resumo ...

Ester: Se aproximou do rei sem avisar e correu risco de vida para salvar os judeus
Raabe: Antiga prostituta que entregou sua vida a Deus e ajudou os israelistas a conquistarem a cidade
Rute: Sem interesse, seguiu sua sogra para uma terra estrangeira e trabalhou duro para dar suporte a ela
Maria: Arriscou sua vida aceitando a perigosa responsabilidade de trazer Jesus ao mundo
Abigail: Sabiamente negociou com Davi e salvou seu marido de ser morto 

2. Feminilidade Bíblica NÃO É sobre ser fraca

Quanto mais eu leio sobre a definição de Deus para feminilidade, mais eu percebo que é preciso mulheres fortes para viver isso. Afinal, é muito fácil ir junto do fluxo da corrente cultural. É difícil resistir às tendências e ideias modernas para a feminilidade e se agarrar à palavra de Deus e sua verdade.

Mulheres que vivem a feminilidade bíblica são as mais corajosas e fortes que já conheci. Elas estão dispostas a nadar contra a corrente e permanecerem firmes. Femilidade bíblica não é para corações fracos. Não. Feminilidade bíblica é para mulheres fortes que estão dispostas a abraçar a Palavra de Deus mesmo quando é difícil.


3. Feminilidade Bíblica NÃO É sobre ser menos que o homem

Quem quer que seja que começou essa história toda de ser "menos que o homem", com certeza não leu a Bíblia. A Bíblia apoia completa e absolutamente a ideia de que homens e mulheres foram criados igualmente por Deus. Ninguém vale mais que ninguém. Homens e mulheres possuem o mesmo valor, mas com propósitos diferentes.

Deus criou homens e mulheres para que cada um cumpra seu propósito único na Terra. Diferente não significa "menos que". Eu desafio você a procurar nas escrituras e ver como Deus fala sobre as mulheres. Eu também te aconselho a olhar pelo Novo Testamento e perceber a forma como Jesus trata as mulheres. Ele literalmente foi contra a norma cultural e tratou as mulheres com cuidado e respeito. Ele realmente falou com elas e as tratou com valor.


4. Feminilidade Bíblica NÃO É sobre jogar o seu cérebro fora 

Uma das razões pelas quais eu e Kristen escrevemos nosso livro* foi para mostrar o imenso valor e própósito que as mulheres têm. Tem havido muitos equívocos acerca da feminilidade bíblica, tanto por parte de cristãs quanto de não cristãs também.

No livro, levamos vocês a conhecer a vida de 4 mulheres diferentes, em diferentes períodos da vida, cada uma usando sua vida para viver a feminilidade bíblica, para agradar a Deus. De jeito nenhum essas mulheres deixaram o cérebro no armário.

Se você está vivendo sua vida com propósitos verdadeiramente centrados em Cristo e uma mentalidade na eternidade, você vai precisar de todo o cérebro que você puder. 

5. Feminilidade Bíblica NÃO É sobre ficar em casa

Infelizmente, mulheres cristãs têm ido pra um desses dois extremos: 1) Ou elas idolatram o lar, assumindo assim que estando no lar elas estão honrando a Deus. 2) Ou então elas desprezam o lar e assumem que é fora dele que serão bem-sucedidas.

Nenhuma delas é a opção correta. Precisamos ajustar nossos corações e nos lembrar do maior propóstio do porquê fazemos o que fazemos. O lar é imensamente importante, mas não é o lar o que importa mais, mas sim as pessoas que estão no lar. Tem a ver com cuidar do lar e abençoar a família. É usar o lar para construir relacionamentos. É investir nas pessoas de dentro a fim de investir na comunidade. É usar o lar como ferramenta para honrar e glorificar a Deus.

Provérbios 31: 10-31 nos dá um ótimo cenário de como o lar pode ser usado de uma bela forma.

6. Feminilidade Bíblica NÃO É apenas sobre se casar

Eu já vi  alguns casamentos incríveis, mas já vi também casamentos horríveis. Eu já vi garotas idolatrando o casamento como sendo tudo e vi garotas rejeitando o casamento e abraçando a independência total dos homens. Ambas são mentalidade erradas.

Como garotas cristãs devemos nos lembrar que estamos aqui em missão do Reino. Deus nos deu seu manual de instruções de como nós mulheres podemos honrá-lo da melhor forma. Deus criou o casamento como uma forma de melhor honrá-lo, agora como um time. Ele criou para o companheirismo, para a reprodução, o prazer e como uma forma para nós de representar o evangelho. De verdade, eu quero encorajar vocês, garotas, a lembrar que o casamento é lindo, mas o propósito do casamento é para apontar para alguém maior.

7. Feminilidade Bíblica NÃO É sobre se vestir fora de moda

Roupas engraças, sem maquiagem, cabelo super áspero e mau hálito. Essas são algumas das imagens que você pensa quando ouve a palavra "feminilidade bíblica". Eu tenho ótimas notícias para vocês garotas: Isso tudo é um total equívoco.

Muitas das mulheres de Deus, centradas em Cristo que eu conheço são também as mais belas. Ser uma  garota/mulher bíblica não significa ser fora de moda. Feminilidade Bíblica é sobre se vestir da forma que melhor representa e honra a pureza e santidade de Cristo.


8. Feminilidade Bíblica NÃO É sobre ter uma vida tediosa

Hora da confissão pessoal: Quanto mais eu estava empenhada em viver uma feminilidade bíblica, mais emocionante minha vida se tornava. De verdade, Deus é cheio de surpresas maravilhossas e viver pra Ele é uma jornada cheia de aventuras. Viver como uma mulher bíblica nos dá uma visão maior para a vida. Tudo se torna sobre o reino. Pense sobre isso ...

Ao invés de ir ao supermercado e simplesmente sair pegando as coisas, você tem a opotunidade de construir relacionamentos e compartilhar a esperança e o propósito do evangelho.

Ao invés de somente ajudar as crianças a crescerem e se tornarem independentes, você tem o cuidado com a alma delas, além de ser dado o privilégio de discipulá-las.

A vida como um todo passa a ter um novo significado quando você vive na luz de Cristo e do Evangelho.


9. Feminilidade Bíblica NÃO É apenas sobre lavar louça e esfregar banheiros

Sério? Até nisso?  Sim, essas coisas são atividades diárias super importantes e que precisam ser feitas (para a glória de Deus, claro), mas sério? Feminilidade bíblica é muito mais que isso. Lembre-se que sua vida é uma ferramenta para você nutrir relacionamentos, reproduzir vida (física e espiritualmente) e cuidar daqueles que estão a sua volta.

Esfregue os banheiros e lave a louça, mas não perca o "porquê" por detrás do esfregão. Esfregue como uma forma de amar, abençoar e discipular aqueles a quem Deus colocou na sua esfera de influência.

10. Feminilidade Bíblica NÃO É  sobre você

Em tudo, precisamos tirar os olhos de nós mesmos. A vida não é sobre nós. Feminilidade bíblica não é sobre nós. Masculinidade bíblica não é sobre nós. Quanto mais Cristo se tornar maior aos nossos olhos (e nós menos), este tópico parecerá mais fácil.

Precisamos remover nós mesmas da posição mais alta e lembrar que é tudo sobre Cristo.

Feminilidade Bíblica é sobre viver uma vida para Cristo e usar sua única vida para fazer um impacto para a eternidade. É sobre fazer discípulos, compartilhar o evangelho, amar o Senhor com todo o coração, mente e força, seguir a palavra de Deus e fazer o seu melhor para refletir a Cristo, sendo você mulher.

 Pra encerrar ...

->  Com qual desses equívocos você já foi enganada?
->  Como a Palavra de Deus invalida os equívocos que você acreditou sobre feminilidade bíblica?

____________________________________________________

Este post é uma tradução do texto escrito por Bethany Baird, do site Girldefined.com. Para ler o texto na íntegra, clique AQUI. Texto utilizado e traduzido sempre com permissão das autoras.





Nenhum comentário:

Postar um comentário


Cristã, graduada em Letras, apaixonada por livros, viagens e muita música! Uma nota musical tentando fazer a diferença na imensa partitura da vida.
https://www.youtube.com/channel/UClS0ZtlU37t-VvVciQH0GQQ

já curtiu?

Postagens populares

youtube